Deus é bom e isso não é bom para o pecador

 

Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Salmos‬ ‭34:8‬ 
  • Você crê, com todo o seu coração, que Deus é bom?
  • Você já provou (experimentou) essa bondade?
  • O que se passa em sua mente quando pensa:

Provai e vede que o Senhor é bom.

Hoje em dia há tão poucas pregações sobre os atributos de Deus e muitas pregações sobre o que Ele pode fazer. Algumas pessoas acham que ainda não experimentaram a bondade de Deus, por não terem sido respondidas quando e da forma que quiseram.

Meus amigos queridos, o fato de Deus ser um Deus bom, deveria nos causar grande espanto e terror, pois você e eu não somos bons. Nós somos pecadores perversos e um bom Deus não poderia ter o culpado como inocente. Pare e pense um instante comigo em algum criminoso famoso que tenha te causado grande ira pelos crimes que cometeu. Como isso te faz sentir? O que você pensaria do juiz que tem pena do culpado e o inocenta? Você e eu somos piores do que esse criminoso, pois não violamos apenas leis terrenas, mas pecamos perversamente contra as leis eternas, pecamos contra o Deus Altíssimo. 

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios‬ ‭2:10‬
O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado... Naum 1:2-3

O pecado não é meramente algo que praticamos, é algo que está em nós e corrompe tudo que tivermos as melhores intenções de fazer e Deus, é um Deus bom. Ele, que não tem o culpado por inocente, enviou Seu Único Filho para suportar todo o peso da sua ira em nosso lugar porque Ele nos amou.

  • Deus nos amou - não merecíamos = Misericórdia é deixar de dar o que merecemos
  • Enviou Jesus para morrer em nosso lugar - não merecíamos = Graça é dar o que não merecemos

Provavelmente você esteja começando a reconhecer o significado a cruz. Algumas pessoas acham que nossa dívida era com o diabo, mas a nossa dívida é com Deus, pois fomos criados para Ele e nos rebelamos contra Ele. Outras pessoas acham que a cruz matou Jesus, que os judeus o mataram, ou os romanos, ou foi o nosso pecado, e sim, foi tudo isso, mas foi por causa da ira santa e justa de Deus Santo que não tem o culpado por inocente, e essa ira que deveria ser derramada sobre você e eu (assim como foi nas cidades de Sodoma e Gomorra e no Dilúvio), foi derramada sobre os ombros largos de Cristo Jesus em nosso lugar.

Quando Jesus orou no Getsêmani, pedindo Àquele que tinha o poder de livra-Lo do que estava para acontecer, "se possível, passe de mim esse cálice". O cálice em questão não era a cruz, não era a morte de cruz em si. Não! Haviam outros crucificados no Calvário e muitos outros posteriormente, por amor a Cristo, foram crucificados por sua fé. Naquele momento no Getsêmani, Jesus estava falando do cálice da ira justa de Deus pelo pecado de todo o mundo, que em algumas horas, seria derramado sobre Ele. Jesus aprendeu a obediência e aceitou a vontade Soberana de Deus, suportando não só os pregos e a cruz, mas toda a ira e o abandono do Pai ali na cruz e ao lado de criminosos.

O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, (Hebreus 5:7-9)
  • Você já pensou sobre isso?
  • Você entende a cruz?

O direito que temos de entrar no quarto hoje, fecharmos a porta e orarmos no secreto, é uma dádiva, pois o corpo do Filho Unigênito de Deus Pai, foi morto e o véu da separação (que nos separava), foi rasgado de cima a baixo, para que você e eu hoje, tivéssemos acesso ao Trono da Graça pela fé em Jesus.

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. E abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; (Mateus 27:50-52)
a qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós,  (Hebreus 6:19-20a)

Quando ouvimos a mensagem da pregação do Evangelho e o Espírito Santo começa a nos convencer da nossa condição pecaminosa, um genuíno arrependimento em nós é gerado (consciência, uma iluminação da nossa condição e a necessidade de um Salvador), quando atentamos para esse arrependimento, nos arrependemos diante de Deus, confessamos a Ele nossa condição pecaminosa e aceitamos pela fé, o preço pago por Cristo Jesus na cruz para termos paz com Deus, somos revestidos com a sua justiça e Deus perdoa as multidões dos nossos pecados.

Porque pela graça foi salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-10)

Deus amou o mundo, de tal maneira, que Deu. Ele entregou. Recebemos um presente que não merecíamos, pois um inocente suportou a ira de Deus em nosso lugar. Jesus não é só um símbolo. Ele não foi somente um homem bom que morreu na cruz. Não. Jesus - O Filho Unigênito - vale mais do que a soma de toda a humanidade e de todas as coisas criadas e é por isso que o sacrifício dEle é eficiente para o perdão dos pecados de todo aquele que crê. Ele disse: "Está consumado". Jesus suportou o cálice da ira de Deus até a morte e morte de cruz. O sacrifício de um inocente. O Justo pelos injustos. 

Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo- o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. (‭Isaías‬ ‭53:10-11)

Deus O ressuscitou de Entre os mortos como aprovação pelo seu sacrifício. Jesus morreu, mas o Espírito Santo lhe devolveu a vida que era dEle. Jesus vive e Ele é Senhor. Jesus, O Filho, está vivo, Ele reina à direita do Pai como Advogado dos santos (o que nEle crê).

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)
  • Você tem crido em Jesus?
  • Tem Amado Jesus?
  • Tem se esforçado em conhece-Lo por meio da Sua Palavra muito mais do que se esforçaria para ler um manual de como ficar rico ou conseguir o trabalho dos seus sonhos?
  • Qual valor você tem dado a Jesus?
olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. (Hebreus‬ ‭12:2-4‬)
O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. (Salmos‬ ‭19:9-11)
As palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes. (Salmos‬ ‭12:6‬)
Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias‬ ‭6:3‬)
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. (1Pedro‬ ‭3:12‬)
Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, ‭‭(1Pedro‬ ‭3:18‬)
para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. (1Pedro‬ ‭4:2)‬ 
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados, sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém! Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus.‭‭ (1Pedro‬ ‭4:7-14‬)