Texto para leitura:

Gênesis 2:18, E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

1 Pedro 3:3-4, O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos, Mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus;

O que precisamos para viver a plenitude do casamento?

 

Se você é homem, não ache que essa admoestação do apóstolo Pedro, seja só para as mulheres, afinal:

2 Timóteo 3:16-17, Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 

Deus não faz distinção de pessoas e um espírito manso e quieto é como o espírito de Jesus.

Mateus 11:29, Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Jesus é manso e humilde de coração. Ele ensinou que nós deveríamos aprender com Ele. Como agradaremos a Deus, se muitas vezes tratamos os ímpios ou as pessoas de fora com mais amor, paciência e dedicação que trato meu cônjuge no dia a dia? O meu valor como filho de Deus é provado (vivificado e testemunhado), primeiro no meu lar e depois fora dele. 

1 Pedro 3:7-12, Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção. Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. 

É impossível para o homem natural fazer tudo isso, sem a virtude de Cristo que é o Espírito de Deus que opera em nós. O Espírito Santo não está passando férias em nossa casa. Nosso corpo não é a casa de praia do Espírito Santo. Ele não está em nós pra substituir alguma coisa e nem pra ocupar espaço. Não! O Espírito Santo é o poder de Deus que ungiu Jesus para fazer todas as obras milagrosas e após sua morte, O ressuscitou de entre os mortos e nos foi enviado para nos ressuscitar juntamente com Ele. Será que nós já esquecemos disso?

Efésios 2:1-6, E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 

Apenas o conhecimento, sem a revelação, pode nos afastar de vivermos a vida abundante que Jesus conquistou por tão Alto preço e acabar nos aprisionando nos frios grilhões da religiosidade.  Algumas pessoas desejam ardentemente ganhar o mundo inteiro para Cristo, mas subjugam seus cônjuges em casa, não cuidam deles com o mesmo amor ardente e a razão disso, é que somos orgulhosos e egoístas. Não temos nenhum problema e nem precisamos de nenhuma ajuda para amarmos a nós mesmos. Quando desejamos ganhar o mundo inteiro, desprezando ou deixando de amar com a mesma estima o nosso cônjuge e os filhos, estamos na verdade buscando o prazer pela recompensa do nosso trabalho. O ser humano continua ambicioso para ser igual a Deus. O sentimento de dever cumprido quando pregamos e vemos almas se renderem a Cristo, alimenta o ego humano, nos fazendo sentir validados e aprovados. Queremos sentir que fizemos algo para merecer o céu. Você já se sentiu aprovado por si mesmo? 

A palavra que lemos em Efésios diz que estamos mortos em nossos delitos e pecados. Estamos todos no mesmo barco, mas pela pregação do Evangelho, Deus gerou a fé em nossos corações e temos crido em Cristo Jesus, recebemos o Seu Espírito que tem nos regenerado e nos vivificado. Nós nascemos de novo. Nossa mente foi iluminada, O Espírito Santo de Deus que foi enviado por Jesus Cristo, está vivendo em nós, os que creem, para nos transformar, nos purificar, nos exortar e nos ajudar, para ser nosso Conselheiro até que sejamos achados puros e irrepreensíveis no Dia do Senhor. 

Em certa ocasião, Jesus respondeu ao jovem rico que era zeloso com a Lei, que o maior de todos os mandamentos, é Amar a Deus de todo o coração, com toda a Alma e de todo o entendimento ou com todas as forças, e o segundo é semelhante, amar o próximo como ama a si mesmo. Sabemos que é impossível cumprir esses mandamentos perfeitamente, caso contrário não precisaríamos de Jesus e seriamos salvos por nossas obras. Graças a Deus que Jesus é a minha justiça e o Espírito Santo nos aperfeiçoa para sermos como Ele, a medida que avançamos na leitura da Palavra e Ele a revela em nós. Graças a Deus que nos amou e enviou Jesus que veio e cumpriu toda a Lei perfeitamente e hoje pela fé nEle e na Sua obra, sou justificada por Deus. A Palavra da Verdade que o mundo não conheceu, é a Palavra que limpa e santifica. Sem ler e sem meditar na Palavra com o Espírito Santo que é quem traz a revelação, como cresceremos na Graça e no conhecimento de Cristo Jesus e chegaremos ao pleno conhecimento da Verdade (que é o nosso propósito)?

Durante muito tempo, eu li essas referências sobre amor mútuo e o amor ao próximo, o amor cordial e entranhável, mas sempre lia pensando nos outros fora do meu lar. É impressionante a paixão que temos para pregar aos desconhecidos e de imaginar que seríamos fiéis missionários na África por exemplo, mas somos infiéis no "pouco" que recebemos em casa, com nosso cônjuge e familiares que são os mais próximos de nós. 

Em 1 Co 13, vemos uma descrição do amor Ágape, ou amor Divino. Quando comparamos nossa habilidade de amar com esse amor sublime, percebemos de imediato que somos incapazes de fazê-lo. Mas, como vimos antes, O Espírito Santo está agindo em nós e nos ajuda em nossas fraquezas. 

Romanos 8:26, E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 

Fraquezas de quem, você acha que o apóstolo está se referindo nesse versículo? Certamente as fraquezas dos santos, de todos os que já nasceram de novo e agora estão em processo de santificação. 

Filipenses 1:6, Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.

Como maridos ou esposas, nós não deixamos de ser seguidores de Jesus. Precisamos lembrar do que o nosso Amado Mestre e Senhor disse: 

Mateus 16:24, Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; 

Jesus, o Verbo vivo de Deus também nos ensinou sobre o perdão:

Mateus 18:21b-22, ...até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete. 

Em tudo isso que aprendemos até aqui, vemos como devemos cuidar com zelo e grande estima, os que convivem conosco diariamente, nosso cônjuge e todas as demais pessoas. Tenho a impressão às vezes de que geramos uma expectativa de perfeição no cônjuge, que não temos sobre nós mesmos. Por exemplo, eu posso gritar com meu cônjuge, mas se ele perder a paciência e o domínio próprio (frutos do Espírito), comigo, de repente ele se torna um transgressor e eu me sinto no direito de respondê-lo a altura, subjugando-o, me vingando, fechando a cara, chutando as coisas ou batendo as portas. É impressionante como temos à disposição para exigir do outro, o que não fazemos, e de esperar do outro ações que nós mesmo não conseguimos dar conta.

Já percebeu que quando queremos muito alguma coisa, nós fazemos tudo que estiver ao nosso alcance para consegui?. Até agora vimos que a falha em não vivermos a plenitude do propósito de Deus para o casamento, é nossa. Vimos que por maior que seja o desejo de ter um casamento verdadeiramente feliz, refletindo a alegria do Senhor e não conseguimos ainda, é  responsabilidade nossa. Por mais que esse seja o nosso desejo, não nos esforçamos como devemos para conseguir. nós falhamos em algum momento e não conseguimos. Precisamos nos humilhar e buscar a Deus. Precisamos orar com disposição e desejo de ser o que fomos formados para ser e pedir a ajuda do Senhor para que Ele manifeste essa Graça em nós.

Oséias 6:1-3, Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Nosso cônjuge precisa que nós nos voltemos para O Senhor. Que amemos a Deus com todo o nosso coração e de toda a nossa alma e com todas as nossas forças. Eles precisam que nós avancemos em conhecer O Senhor e sejamos cada dia mais parecidos com Ele. Só assim, conseguiremos enxergar no nosso próximo a imagem e à semelhança daquEle que mais amamos, que é Deus e cuidaremos deles com a mesma força, disposição, prazer, alegria, estima, admiração e zelo.