Um Relacionamento Feliz


Quando pensamos em relacionamento conjugal geralmente pensamos em duas pessoas. No entanto Deus é um fator importantíssimo em um relacionamento.
Não estou falando de religião que geralmente tem um grande impacto nos relacionamentos, principalmente quando o casal não compartilha da mesma crença.
Estou falando de Deus, da natureza de Deus e de Seu caráter bom e verdadeiro. 
Quando trazemos o caráter de Deus para o nosso relacionamento, estamos trazendo a própria presença dEle para um relacionamento que passa a ter todas as chances de prosperar em todas as areas. 
Afinal, foi Deus o Criador do homem, foi Ele que viu que não era bom que o homem vivesse sozinho e providenciou uma companheira, a mulher. Genesis 2:18 "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele."

Mulher você foi criada com os atributos necessários que Deus enxergou que satisfaria o homem, e consequentemente também criou o homem com os atributos necessários para satisfazer a mulher.  Cada parte do seu corpo foi feita para satisfazer e ser satisfeita. Deus não criou o homem com deficiência, tudo que Ele fez foi bom e Deus sentia prazer em cada criação.

A presença de Deus é importantíssima para guiar o casal e não permitir que o orgulho e egoísmo natural do homem - consequência do pecado - destroem o que os uniu um dia.
Precisamos de humildade para pedir a Deus que nos ensine a amar nosso cônjuge,  da maneira que queremos ser amados. Nem sempre nós sabemos como amar mas sabemos como queremos ser amados.

Faça um teste com você mesmo!
Pegue um papel e lápis e comece a fazer uma lista de como o seu marido/esposa, deveria te amar.
Mencione na lista tudo, desde como você gostaria do seu café da manhã, quem deve apagar a luz, organização, conversas, dom de ouvir, iniciativa sexual, etc. 

Fez?

Agora, leia em voz alta e vai marcando um "OK" em cada item que você tem feito por seu cônjuge.

Dessa forma, você consegue perceber se o problema esta em você ou no outro. Você não pode empacar no problema e esperar que o outro tome uma iniciativa de melhorar, sinta-se privilegiado/a por ter descoberto uma forma de amar melhor. Com Deus nunca te faltará estratégias você só precisa lembrar de pedir a Ele.

Ester colocou a mão na massa e foi ela mesmo preparar um banquete para o rei. Foi a submissão a vontade de Deus, a atitude e a humildade de Ester que fizeram com que ela alcançasse favor perante ao rei e conseguisse o livramento pra ela e todo o seu povo. (Leia o livro de Ester e peça sabedoria e entendimento ao Espirito Santo).

Comece a buscar direção na Palavra de Deus de como agir em seu relacionamento.
A Bíblia é um Manual para todas as áreas da vida do ser humano, pois é a vontade de Deus pra nós e Ele conhece cada uma das nossas necessidades.
Ele diz em Oséias 4:6b "porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução..."

A sua fé isolada não produz resultado, da mesma maneira, só crer em Deus e ter fé não fará nosso relacionamento ser bem sucedido. A fé precisa estar acompanhada de atitudes. A fé gera atitude, não podemos confundir carência e sentimento com fé. Tiago 2:17 "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."

Você sabe que toda sabedoria vem de Deus? Então comece a direcionar sua oração para pedir sabedoria a Deus e abra seus sentidos para reconhecer as formas que Ele usará pra te responder. 
Ele pode te responder te apresentando um livro, um texto Bíblico, uma música, uma oportunidade de ser paciente, um testemunho de alguém, etc. Deus tem infinitas maneiras de nos responder.
Direcione também sua oração para as áreas que você for percebendo que necessita aperfeiçoar ou mudar.
Se você é ansiosa, peça ao Senhor pra ajudar a ser paciente
Se você é desanimada, peça ao Senhor pra ser a sua força e dedique se mais a buscar a Deus através de oração, jejum e louvores.

Reconhecer nossos erros nem sempre é fácil mas é o melhor jeito de começar e Deus gosta de ver que não somos acomodados e nos abençoa quando saímos da area de conforto e preguiça e partimos pra guerra, guerra contra os inimigos sentimentais e emocionais que nos aprisionam em uma vida infeliz e medíocre.

Nós costumamos atribuir a infelicidade do nosso relacionamento ao nosso cônjuge. As vezes nem queremos pois o amamos mas inconscientemente permitimos que pensamentos e indagações criem raízes de insatisfação e isso vira um problema em muitos relacionamentos.
Muitas pessoas se pegam pensando que o cônjuge poderia ser mais bem sucedido, mais bonito, ou que poderiam ter esperado mais tempo pra casar, a verdade é que nenhuma dessas especulações pode mudar a realidade.

Não devemos permitir pensamentos destrutivos criarem raízes, precisamos levar em oração cada uma das nossas necessidades pois Deus cuida de nós se nos colocamos aos cuidados dEle. 1 Pedro 5:6 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."

Não podemos esperar do nosso cônjuge o que só Deus pode fazer por nós. Só Deus pode nos completar por inteiro, só Ele pode nos encher plenamente. 
Não é dever do seu cônjuge te fazer feliz com você mesmo. Jesus nos disse que devemos amar nosso próximo como amamos a nós mesmos (Lucas 10:27), Lembra da lista que você fez acima? tente amar hoje seu cônjuge com esses itens que você mesmo escreveu nela. 

Lembre-se que não existe um homem ou mulher perfeitos. Nós somos todos falhos e por mais bem comportados que formos, sempre teremos nossos maus momentos. Mas você tem a chance todos os dias de aprender a errar menos e a não praticar os mesmos erros.
Passe mais tempo lendo a Palavra de Deus e gaste menos tempo lendo contos de fadas irreais e que te fazem sentir uma plebeia.
Você é filha e filho do Rei! Você tem direito de sonhar alto e de amar a si mesmo como herdeiros do Rei.

1 Coríntios 13:4-7 "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"