A queda do homem e o Plano de resgate do Criador

Deus, após criar os céus e a terra e tudo que neles há, criou o homem a sua própria imagem e semelhança.

Quando Deus criou o homem, o pecado já existia, pela rebelião de satanás e os anjos que o seguiram, e como punição foram expulsos do céu que é um lugar santo, morada de Deus. Por isso, quando Deus criou o homem, Ele determinou algumas regras para que esse homem tivesse liberdade de escolher entre obedecer ou desobedecer. Nisso consiste nossa liberdade também hoje em dia. Somos livres pra escolher estar a favor ou contra Deus. Lembrando que nosso futuro será de acordo com as escolhas que fizermos hoje, e Deus avisou ao homem que a consequência da desobediência seria a morte. Todo o céu e o inferno já conheciam a consequência da desobediência que era a separação da presença de Deus, o Criador. Se perto da presença de Deus havia alegria, harmonia, paz e amor, longe da presença de Deus havia o oposto.

Deus havia criado todo um mundo maravilhoso e completo para o homem, inclusive colocou no Jardim uma árvore especial, a arvore da Vida, seu fruto era a eternidade e o homem poderia sempre comer esse fruto, mas Deus ao dar o livre arbítrio ao homem, o mesmo livre arbítrio que os anjos tinham, colocou também uma árvore no Jardim que o homem não deveria comer. Essa árvore lembrava ao homem que ele era livre diante de Deus e tinha o direito de escolher o rumo da sua vida, essa árvore era a árvore do conhecimento do bem e do mal, pois já havia no mundo tanto o bem quanto o mal e todos, tanto nos céus, quanto no inferno sabiam disso.

A astúcia de satanás através da serpente, causou a desobediência do homem. Com a tentação pela serpente, tudo que o homem havia recebido diretamente de Deus já não era mais importante do que a possibilidade de conhecer os mistérios e talvez até chegar a ser como Deus. Esse pecado foi permitido pelo homem mesmo antes de provar o fruto. Quantas vezes nós pecamos na nossa consciência, mesmo antes de praticar o pecado, já planejamos antes no pensamento. Pois a medida que Eva dava ouvidos a investida maligna da serpente, seus sentidos iam se distanciando do aviso de Deus e enchendo seu coração de cobiça pelo que não lhe pertencia. Deus em seu caráter justo, bom e misericordioso, viu o homem cair e perder o direito a Sua presença.

Deus realmente amou o homem. 

João 3:16 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." 

Deus tanto amou o homem que havia criado à sua imagem e semelhança, que lá no Jardim, determinou o futuro do homem e lhes fez uma promessa de que um dia nasceria da mulher, um que haveria de pisar a cabeça da serpente, Veja o que diz em

Gênesis 3:15 diz: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." O ferimento do calcanhar amados foi a Cruz e em Lucas 10: 19 diz: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. 

Amados, Nós todos pecamos e fomos separados da presença de Deus,

(Romanos 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;), 

Mas Ele não nos deixou longe dEle e com amor eterno nos atraiu, e foi necessário que Jesus, o Filho, o próprio Deus, viesse como homem para que como homem, não cometesse pecado nenhum e dessa forma levasse o pecado de toda a humanidade sobre Si.

Adão como homem pecou e Jesus como homem venceu o pecado. Não foi fácil vencer o pecado, as tentações pra Ele foram muito piores do que são pra você e pra mim hoje. Jesus venceu porque Seu propósito estava firme em obedecer a vontade daquele que O havia enviado e Seu coração estava repleto de amor.

Romanos 5:12 "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."

E dessa forma, Deus provou ao homem o quanto o ama. Entregando Sua própria vida por nós. Assim, todo aquele que recebe aquEle que pagou o preço do seu resgate, como seu Salvador e Libertador, recebe a salvação.

Romanos 10:9 "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." A salvação é de graça. João 3:18 diz: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."

Jesus nos deixou todo um manual que devemos seguir depois de aceita-Lo como Salvador e Senhor, o Novo Testamento é essa Nova Aliança de Deus com o homem. Quando aceitamos Jesus como Salvador uma mudança radical ocorre na nossa vida. Sim, quando somos salvos acontece uma transformação radical em nosso ser. Passamos de mortos pra vivos, das trevas pra luz, de filhos do diabo pra filhos de Deus.

Veja o que a Palavra diz:

 2 Coríntios 5:17,18 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 

Esse novo homem só pode nascer, se o velho homem morrer. No entanto há um processo até que esse novo homem se torne maduro espiritualmente e é um processo de obediência em obediência que precisa ser praticado, dia após dia, de arrependimento em arrependimento e confissão e abandono do pecado. O novo homem precisa entender o que é o pecado e suas consequências. Quando isso acontece, passamos a odiar o pecado e nos tornamos mais parecidos e próximos de Deus e Deus odeia o pecado porque o pecado nos separa dEle.

Romanos 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." 

Sendo o salário, ou seja, a consequência do pecado, a morte nos separa de Deus que é vida. Quando pensarmos no pecado sendo o que levou o filho de Deus a vir ao mundo ser moído e torturado pra nos salvar, traído e humilhado pra que nós tivéssemos a chance de receber vida através dEle, nós começaremos a odiar o pecado.

Viver uma vida nova, como imitadores de Cristo, andar em obediência e aborrecendo o pecado é possível se houver comprometimento verdadeiro com aquele que nos libertou. Paulo diz em

Romanos 7: 14-19 "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço."

O apostolo Paulo vivia diariamente esse conflito entre a vontade de pecar da carne, e a vontade de obedecer a Deus do seu novo homem em Cristo. Assim nós também hoje em dia devemos ter em mente o que significa pecar e se pecamos, devemos imediatamente nos arrepender, lembrando o quanto custou o perdão dos nossos pecados, abandonar o erro e seguir adiante. O mesmo Paulo nos alerta;

Romanos 6:1-2 “"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?" Romanos 6:4,11, "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor."

Quando aceita Jesus Cristo como seu Salvador, você passa da morte para a vida e assim como um bebê quando nasce, ainda é um ser dependente da mãe, depende do leite materno para sobreviver e do cuidado da mãe lhe ensinando todas as coisas até poder comer o alimento mais denso, você como novo cristão, ou seja, o novo homem, renascido em Deus e morto para o pecado, é nova criatura em Cristo e como um bebê, precisa de acompanhamento para tornar-se um homem no aspecto moral e espiritual. Graças a Deus que nos deixou o Espirito Santo, somos direcionados por Ele a compreender dia após dia como caminhar rumo a salvação das nossas almas. Os mais maduros na fé devem estar prontos a assumir a responsabilidade de cuidar desses "renascidos", e vemos um exemplo do apostolo Paulo que se considerava o "pai da fé" de Timóteo.

1 Timóteo 1:2 "A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor." 

Então meus amados, dia após dia, devemos nos submeter a autoridade do Espirito Santo

João 16:13 "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir" 

e aos nossos "pais na fé", os que buscam ao Senhor e levam a sério o ministério do ensino da Palavra, nos aperfeiçoando até o dia da volta do nosso Salvador Jesus Cristo. 

Quando sentir o pecado aproximado-se da sua mente, lembre-se do que Deus disse a Caim: Genesis 4:6,7

"E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar."

Caim estava prestes a pecar, Deus veio até ele e lhe deu um conselho. O próprio Deus disse a ele que era possível dominar o pecado, mas Caim rejeitou o conselho de Deus e optou pelo pecado, sendo dominado por ele.

Lembre-se que você que já morreu pro velho homem e está renascido em Jesus...

Esse foi o preço do nosso resgate. Isaías 53: 5-11

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si."