O Que Governa seu Coração

Por do Sol no Arizona, USA 11/2015

Por do Sol no Arizona, USA 11/2015

Essa mensagem talvez seja a mais profunda que o Espírito Santo tenha me concedido até o dia de hoje, se é que eu poderia classificar assim. A caminhada até aqui tem sido longa e certamente, não é resultado dos meus esforços, mas é pela graça de Cristo e o Seu profundo amor por mim, que tem me aperfeiçoado e me levado pra mais perto dEle, mais perto da Sua santidade. Portanto eu peço que não leia com pressa, mas tire um tempo pra refletir nas palavras a seguir. Que o Senhor te abençoe e te conceda a revelação da Sua Palavra em nome de Jesus.

Então vamos lá. Como você se sente após uma noite sem dormir? E se tiver tido um dia muito difícil, tiver enfrentado grandes desafios e estiver mentalmente desgastado e cansado? Experimente imaginar-se tão cansado, a ponto de pensar que desistir seria a solução, caso houvesse uma outra maneira?

Agora imagine todo esse fardo pesadíssimo sobre a mente e o corpo de Jesus, imagine o dia anterior, a véspera de consumar o propósito da sua primeira vinda a terra, toda uma noite sozinho em uma luta espiritual intensa no Jardim do Getsêmani, lugar onde se prensava as azeitonas. Jesus também foi prensado até seu limite máximo, enquanto seus amigos dormiram. Ele os chamou três vezes para estarem alertas e manterem-se despertos, mas dormiram, logo que Ele se afastava um pouco pra voltar a orar ao Pai. Jesus não dormiu, e mesmo estando muito cansado, manteve-se acordado até que o traidor chegou, traidor esse que era seu amigo, o mesmo que havia sentado junto a Ele à mesa e repartido o pão agora o traía.

Jesus estava cansado de uma maneira que você e eu não conseguimos imaginar, e mesmo assim manteve-se acordado e foi interrogado, pressionado, esbofeteado, cuspido na face e manteve-se íntegro e obediente ao Seu propósito. Ele permaneceu justo e focado no seu propósito. Ele que é o próprio Deus soberano, o Criador das estrelas gasosas e poderosas, dono dos exércitos celestiais, o Deus Onipotente Altíssimo, se fez servo e suportou todo esse escárnio pra que pelo seu sacrifício perfeito, hoje você eu pudéssemos ser pela fé nEle, verdadeiramente livres.

Quando olhamos pro tamanho da nossa dor, pro tamanho do sacrifício, da renúncia que devemos fazer, enfim, quando olhamos pro nosso próprio umbigo, é claro que parecerá impossível. No entanto, se olharmos pra nossa maior referencia - Jesus - e pra tudo que Ele suportou, veremos então que é possível, se nosso objetivo for viver uma vida que agrada a Deus. A renúncia é momentaneamente difícil, mas a recompensa que ela traz é duradoura e nos enche de alegria.

Então, o que você tem vivido e feito que tem trazido trevas e maldição pra sua vida? Quais têm sido os ídolos do seu coração? Dinheiro, sexo fora do casamento, mentira, masturbação, vício de álcool, cigarro, seja o que for, essas coisas não podem ser seus ídolos. O coração é a essência do nosso ser, o que colocarmos pra governa-lo, nos tornará assim idênticos. A Palavra de Deus diz que nos tornamos semelhantes com aquilo que adoramos. Se o sexo for atualmente seu ídolo, aquilo que você busca pra sacia-lo e talvez preencher esse espaço vazio da sua essência, então há grandes chances de você acabar fazendo tudo que for necessário pra satisfazer esse desejo, cada vez ficará mais viciado. O sexo fora do casamento é tão prejudicial, que em pouco tempo o jeito natural não será mais suficiente, e a mente, morta e deformada pelo pecado, procurará novas maneiras ainda mais sujas de se saciar.

Já parou para pensar que Jesus foi tentado nessa área assim como você? Pois é, a Bíblia garante que Ele foi tentado em todas as coisas. Agora, pare um instante e pense no nível de tentação intensa que Jesus sofreu, já que o tentador deve ter usado o que havia de mais interessante e aparentemente desejável, pra tentar tirar Jesus do caminho da obediência e fazê-lo pecar. Tentação não parece ser algo ruim de cara, vem com a garantia de satisfação e prazer do que ela desperta. É por isso que na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina a orar "não nos deixe cair em tentação, mas nos livra do mal" e também a Palavra nos recomenda pra fugirmos da aparência do mal. Em João 10:10 Jesus diz:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

A mensagem central dessa reflexão, é uma pergunta bem simples: Você está satisfeito com a maneira que tem vivido sua vida até aqui ou não? Você já se perguntou se há uma outra maneira de viver, que ecoará no futuro, depois que sua presença física deixar essa terra? Se estiver satisfeito, excelente! Se não estiver satisfeito e estiver curioso pra descobrir o que pode ser a vida abundante que Jesus promete, então agora existem 2 opções a frente:

1 - Reconhecer o que tem sido ídolo no seu coração, como no caso do jovem rico, que até desejou a vida eterna, mas não estava disposto a tirar o ídolo errado do seu coração.
2 - Desejar e fazer-se disposto a viver um dia de cada vez, levar seus vícios e todos os ídolos e deixá-los aos pés da cruz, confiando que todo aquele que coloca sua confiança em Jesus - O Justo - não será decepcionado. Aceitar  que continua sendo imperfeito, pecador, indigno desde que nasceu, mas é que absurdamente amado e aceitar a graça gratuita de Deus, deixar que ela te aperfeiçoe e te molde completamente, fazendo com que você seja uma reflexo exterior do homem interior totalmente regenerado por essa graça extraordinária. Salmos 37:5 declara:

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

Em Cristo com muito amor,
Carolina Lin.

Carolina EmerickComment