O Que Pensar em Momentos de Dor?
Será que já chegamos em algum momento da vida, onde as lutas e provações chegaram a um nível tão alto que pareciam insuportáveis? Será que já perguntamos a Deus, se era realmente necessário passarmos por tamanha adversidade? A Bíblia nos traz a história de alguém que passou uma situação um pouco parecida, veja comigo como está em Mateus 26:38-46 (NTLH)
e disse a eles: — A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando comigo. Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou: — Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres. Depois voltou e encontrou os três discípulos dormindo. Então disse a Pedro: — Será que vocês não podem vigiar comigo nem uma hora? Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir. Pela segunda vez Jesus foi e orou, dizendo: — Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, então que seja feita a tua vontade. Ele voltou de novo e encontrou os discípulos dormindo. Eles estavam com sono e não conseguiam ficar com os olhos abertos. Jesus tornou a sair de perto deles e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Então voltou até onde os discípulos estavam e perguntou: — Vocês ainda estão dormindo e descansando? Olhem! Chegou a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos maus. Levantem-se, e vamos embora. Vejam! Aí vem chegando o homem que está me traindo!
E em Filipenses 2:5-8 (NTLH) diz:
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz.
Então eu te faço uma pergunta simples: Com que frequência você pensa em Jesus? No Evangelho? Na cruz? Na vitória da ressurreição? Não existe prova maior e mais amarga do que a dor e o sofrimento que levaram Jesus a suar sangue, por ver-se separar completamente do Seu Pai, por amor a pecadores - nós -
Jesus não chorou e suou gotas de sangue por causa do sofrimento no corpo que estava diante de Si. Não foi isso que O fez sofrer tamanha angústia, foi o peso do seu pecado e do meu pecado e o que isso implicaria: O AFASTAMENTO DELE DO PAI. Jesus é Deus, mas naquele momento, Ele voluntariamente estava escolhendo se separar de tudo que era puro, perfeito, santo, belo, prazeroso, de todas as delícias da honra e majestade, pra levar sobre Ele a escuridão do mundo inteiro. Veja o que diz Isaías 53:4-11
No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo. Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o Senhor castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. “Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo. Foi sepultado ao lado de criminosos, foi enterrado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.” O Senhor Deus diz: “Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e por isso terá uma vida longa e verá os seus descendentes. Ele fará com que o meu plano dê certo. Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados.
Foi por você. Foi por mim. Jesus é maravilhoso e já fez todo o trabalho pra que você seja definitivamente livre. E nEle você pode todas as coisas. Ele está conosco todo o tempo e nos ama com esse amor incondicional, ou seja, além da nossa condição moral de pecadores. Ele nos ama e não nos rejeita. Pelo contrário, esse amor tão grande nos atrai e estende graça sem fim ao pecador que se arrepende. Fico maravilhada, extasiada com esse amor que minha razão não consegue compreender. Jesus não nos prometeu o céu na terra, mas nos prometeu estar conosco todos os dias até que chegasse o momento de nos levar de volta para a eternidade. Veja o que diz o escritor aos Hebreus 12:1-4
Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus. Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês, não desanimem, nem desistam. Porque na luta contra o pecado vocês ainda não tiveram de combater até à morte.