Percebendo a presença do Espírito Santo
As pessoas têm feito pouco caso do Espírito Santo, e/ou limitado Ele a uma "coisa ou força" que é difícil compreender. O Espírito Santo é anunciado por Jesus como O Consolador, e esse Consolador é o Espírito de Deus que estava sobre Jesus -enquanto Ele caminhou como homem aqui na terra- e O ungiu a fazer todas as obras que Ele fez. Fico imaginando a oração que Jesus fez no Jardim do Getsêmani, pouco antes de ser traído por um dos seus amigos e levado preso. Enquanto Ele orava, o Espírito do Senhor estava lá, consolando e guiando em toda verdade. Jesus falou sobre o Espirito Santo aos seus discípulos em João 16:8-13
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
O mesmo Espírito que estava sobre Jesus e o ungiu a realizar todas as obras e a obedecer a vontade do Pai. O Espírito que ressuscitou o Filho de Deus de entre os mortos, Espírito de força e sabedoria, de graça e auxílio que gerou o arrependimento verdadeiro em seu coração, revelando que Jesus é o Filho de Deus e te selou com a marca da salvação,Ele habita em você hoje. A Palavra garante que todo que é nascido de Deus, recebe o Seu Espírito e é Ele que guia o crente em toda verdade e revela os propósitos de Deus no nosso homem interior. Ele está entre nós e precisamos clamar pela Sua manifestação.
A Bíblia diz que somos templos, morada do Espírito Santo. Que tipo de casa somos? Uma casa limpa ou uma casa suja? Quem reina no altar do nosso coração? O Espírito de Deus é santo e portanto, não compartilha espaço com sujeira ou com ídolos. Devemos consagrar nossa vida ao Pai, pois sem separação total de tudo que é impuro, ninguém verá ao Senhor.
Tem pessoas sofrendo por nunca terem "sentido" o Espírito Santo, e eu já fui uma dessas pessoas, como escrevi acima, eu limitava a presença dEle a choros, pulos e aos dons. Muito mais do que os dons, o Espírito Santo é uma Pessoa, Ele é Deus em Sua Onipresença e misericórdia. Graças a Deus que por meio da Sua Palavra, tenho conhecido mais sobre O Consolador, caminhado com Ele, ouvido sua voz e experimentado os deslumbres de ter esse Espírito que movia-se sobre a face das águas, movendo em meu próprio ser. Quanto mais caminhamos com Ele, diariamente, através de um relacionamento pessoal, somos transformados a imagem santa de Cristo. Quanto mais buscarmos, mais daremos frutos desse relacionamento com o Deus vivo e dessa forma, as pessoas verão Cristo em nós, por meio do nosso relacionamento com Ele.
A igreja tem buscado avivamento, e ele chegará quando fizermos nossa decisão por Cristo. Há 4 anos, eu clamava no meu quarto pelo Espírito Santo e O limitava a uma força, energia e aos seus dons. Nessa época ainda não havia encontrado uma igreja pra congregar aqui em Nova Iorque e caminhava sozinha. Certo dia enquanto orava, lembrei do primeiro versículo de Isaías 61 e tive o entendimento de que eu não estava sozinha. Quando lemos a Bíbia, conhecemos as promessas de Deus pra seus filhos e no momento oportuno, Ele traz a revelação e é quando crescemos e nos tornamos mais fortes na fé. Finalmente, entendi que o mesmo Espírito que estava sobre Jesus, foi o que Ele nos deixou. O Espírito da Verdade e de poder. Desde então, vejo com outros olhos o ministério de Jesus e a grande comissão para todo aquele que crê no Evangelho, nega a si mesmo e O segue.
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. (Isaías 61:1-3)
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. (João 14:26)
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14:12-17)
Quando lemos João 17, vemos claramente que há uma oração eterna por nós, Jesus intercedeu por nós e pediu ao Pai que nos desse o Espírito Santo ... Ele diz até que com Ele, faríamos "obras ainda maiores" para que o Pai que enviou o Seu Espírito fosse glorificado. Precisamos ler e conhecer o que diz a Palavra de deus. A Bíblia é nosso manual de fés sem ela não conhecemos a vontade de Deus e morremos de desnutrição. Jesus é a Palavra, e Ele disse que sem Ele, ou seja, sem a Palavra não podemos fazer nada.
João Batista disse: Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mateus 3:11)
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio. (João 15:26,27)
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)