A Esposa Que Quero Ser

Com a palavra de Deus, aprendemos que o maior mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas (isso inclui minhas vontades e preferências), e o segundo maior mandamento é amarmos o nosso próximo como amamos a nós mesmos. Quando eu cumpro o primeiro e amo a Deus, estou amando e honrando o que Ele é, e tudo o que Ele diz. Deus declarou que o homem fosse feito segundo a sua imagem e conforme à sua semelhança, logo, o meu próximo é tão a imagem de Deus como eu sou. Quando entendo esse princípio, tenho melhor compreensão de como devo amar o meu próximo. Nos Evangelhos, Jesus nos dá grandes ensinamentos sobre como devemos amar nossos inimigos, imagine então como devemos amar e honrar o nosso marido. 

Com a pressa do dia a dia e as responsabilidades, podemos esquecer, ou escolhemos deixar para segundo plano o que deveria ser a prioridade em nossa vida: intimidade, cumplicidade, paixão, o cuidado e o zelo com aquele que mais amamos. Precisamos vigiar para que os compromissos do dia a dia e as dificuldades da vida, não minem o nosso relacionamento conjugal.

Como mulheres cristãs, ou seja, à semelhança de Cristo, nós entendemos que não devemos nos acostumar com o modo de viver desse mundo, pois a independência e autonomia da mulher, são doutrinas seculares, à parte da doutrina bíblica, e isso está sendo a causa de inúmeros cansamentos insatisfeitos e infelizes, isso quando não termina em um divórcio. A Palavra de Deus nos exorta a renovarmos nossa mente e a mantermos vigilância para não sermos roubados em nenhuma área. 

Reconhecer que precisamos de ajuda, é um excelente indício de que nos importamos e esse é uma demonstração de humildade. Quando reconhecemos que o relacionamento estacionou ou perdeu a essência que tinha no início, ao invés de desistirmos, decidimos reconstruir, e para isso precisamos de muito amor. 

Graças a Deus que nos ama e nos ensina a amar com o amor dEle. Deus é amor e Ele amou você e a mim do jeito que éramos, e o que somos hoje, é resultado do investimento que Deus tem feito em nós. Reconhecer o trabalho transformador do amor de Deus em nossa vida, nos ajuda a amarmos melhor nosso cônjuge. Pare um instante e leia calmamente comigo essa descrição do amor em 1 Coríntios 13:4-8a:

- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; 

É claro que essa é uma descrição do amor de Deus, mas esse é o nosso padrão de amor. A vontade de Deus é que sejamos santos porque Ele é Santo, perfeitos como Ele é perfeito e misericordiosos pois Ele é rico em misericórdia (misericórdia é deixar de dar o que alguém merece). Acredite, isso é possível porque Ele nos deu o Seu Espírito que nos ensina e ajuda nesse processo. Então, só precisamos de um coração disposto para começarmos a trazer a existência no nosso dia a dia, essas verdades e princípios práticos. Outra coisa, é que a Palavra de Deus afirma que estamos mortos. Isso significa que nossas emoções também estão mortas, e é por isso que ao invés de amarmos o outro com um amor puro, amamos com interesse e egoísmo. 

Pare e pense um instante na paixão ardente do início de namoro, suas emoções desesperadas para se satisfazer com a companhia do outro, como ansiava para estar junto do objeto amado, até mesmo como nossas declarações de amor, costumavam ser sobre como o outro nos fazia sentir, ao invés de elevarmos nossa admiração por quem o outro é. Refletir sobre isso é muito interessante, pois descobrimos que somos naturalmente egoístas e insatisfeitos, além de estarmos sempre buscando nosso próprio interesse. 

Já percebeu como algumas mulheres reclamam mais rápido, do que se esforçam antes para pensar que pode haver um motivo por trás de uma ação que o outro tenha tido e que não são o que elas esperavam? Passamos mais tempo pensando em como nos sentimos, do que em como nosso marido se sente estando casado conosco e esse pensamento é bastante desafiador. 

Lembro-me de ainda no início do nosso casamento, descobrir que toda a paixão e diversão do tempo de namoro, haviam me trazido para uma série de implicâncias sobre o comportamento do meu marido dentro de casa todos os dias. Andrew é extremamente organizado e meticuloso com tudo o que faz, mas por alguma razão, não conseguia organizar a louça suja na lava louças. Uma vez me cansei de ter que reorganizar toda a louça e o chamei até a cozinha. Em um ato desonroso, abri a lava louças e falei em um tom de voz rude: _ Andrew, por que você não consegue organizar a louça como tudo que faz na vida? Isso me irrita e até machuca minha mão às vezes quando tento tirá-las para guardar. Não quero mais que você coloque as louças na máquina se não for para organizar como eu faço!

Provavelmente você esteja impressionada com minha atitude incompreensível e totalmente egoísta com meu marido por algo tão simples, mesmo sendo uma mulher cristã, não é mesmo? Mas todas nós fazemos coisas assim com frequência, de diferentes formas e por diversos motivos. Lembra que eu falei que Deus nos deu o Seu Espírito e Ele nos ajuda e nos ensina a amarmos com o amor puro de Deus?  Pois então, mais tarde nesse mesmo dia, eu fui orar e o Espírito do Senhor me lembrou dessa atitude desonrosa que tive com meu marido pela manhã. Fiquei muito envergonhada e pedi perdão e sabedoria a Deus para agir corretamente, e enquanto ainda estava orando, recebi um entendimento em minha mente de que a lava louças e toda a casa eram tanto minhas, quanto do meu marido. Esse entendimento iluminou minha mente e eu não via a hora dele retornar do trabalho para que eu pudesse consertar toda aquela situação. Logo que ele chegou, o tomei gentilmente pela mão e o levei até a lava louças (imagino o coração dele disparando sem saber o que eu falaria agora), então abri a máquina, olhei para ele amavelmente e disse: _ Meu amor, está vendo essa lava louças? pois ela é tanto sua como minha. Você pode usá-la quando e como quiser, pois você é livre nessa casa e mais importante do que qualquer objeto que há aqui. Não satisfeita, guiei ele até o nosso quarto e disse que amava ver sua cueca e meias usadas pelo chão. Eu já estava chorando a essa altura e concluí dizendo o quanto havia sonhado com nosso casamento e o quanto sou feliz por ele estar vivo e retornar para mim todos os dias. Foi um momento inesquecível em que aprendi que mesmo quando eu erro, se tiver um coração humilde, posso me arrepender, confessar meus pecados a Deus e pedir que Ele me de sabedoria para crescer com essa experiência. Foi exatamente isso que aconteceu, porque a humildade não nos humilha, mas quando humildemente eu mesma me humilho reconhecendo que errei, o Senhor me perdoa e me veste de honra.

Mulher, invista mais tempo no seu relacionamento íntimo com Deus. Ele tem tanta Sabedoria e Amor puros para nos ensinar. Inúmeras mulheres ao redor do mundo, gostariam de ter uma cueca suja pelo chão do quarto, um copo sujo esquecido na sala, qualquer coisa que trouxessem de volta seus amados que já se foram. Não deixe que o egoísmo do seu "eu" fale mais alto e tome as decisões. Renove sua mente e reconstrua seu casamento com a Sabedoria do Alto, aprenda a amar com o amor de Deus e abra seus olhos para enxergar em cada "problema", uma oportunidade de crescer e elevar seu amor, assim como Deus faz conosco. 

Quando eu entendi que não sabia amar meu marido, percebi que meu padrão era muito baixo, então elevei meu padrão ao da Palavra de Deus, e é por meio dela que tenho aprendido como ser uma esposa sábia, amorosa, zelosa, caprichosa, apaixonante e divertida para o meu marido que eu amo tanto. O Espírito Santo é nosso Ajudador e quando reconhecemos que precisamos de ajuda, Ele nos ajuda, mas precisamos estar dispostos a praticar o que Ele nos ensinar. Meu desejo é que você ore, abra seu coração, confesse ao Senhor, detalhadamente, suas emoções e como tem vivido até aqui, agradeça a Ele por desperta-la para a mudança e agradeça também pelo privilégio que você tem de poder recomeçar. Oro para que Deus te abençoe e que você comece hoje mesmo a reconstruir seu relacionamento, começando pela mudança em você.

 

Carolina EmerickComment