Alegria em meio as aflições?

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. (2Co 12:9-10)


Os momentos de fraquezas, provações e perseguições que sobrevem contra nós, não são para nos desanimar, mas são para que sejamos por meio delas, aperfeiçoados/melhorados. Nesse avanço, cumprimos o propósito de sermos transformados, de fé em fé, segundo o caráter do nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos ouvir o que diz a Palavra e enxergar nas provações, oportunidades de aperfeiçoamento.
Logo no início da formação da Igreja, os apóstolos sofreram grande resistência e foram presos e açoitados, como intimidação para que parassem de viver e anunciar a fé em Jesus ressuscitado. Em certa ocasião, após serem açoitados publicamente, eles se regozijaram por terem sido considerados dignos de sofrer por Cristo. (Atos 5:31)
Nós, que já ouvimos a pregação e cremos na Mensagem de Deus, ainda não temos a nossa fé perfeita e por isso estamos aqui, sendo aperfeiçoados, para sermos achados irrepreensíveis no Grande Dia do nosso Senhor Jesus. Tiago 1:12 diz:

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.


‭WOW! Feliz é aquele que passa pelas provações... como isso é possível? ‬É possível quando entendemos a razão pela qual estamos sofrendo e qual a recompensa de peso de glória eterna que estamos gerando. Logo a seguir, Tiago deixa bem claro que não é o Senhor que nos da as tentações e as aflições, elas não vem do Senhor, mas da cobiça da nossa própria natureza que nos atrai ao pecado.
incredulidade, ingratidão, murmuração, ódio, inveja, lascívia, falta de perdão, prostituição, mentira, entre outros, são os frutos da nossa própria natureza caída e somente através do novo nascimento, pela fé em Jesus Cristo, é que andaremos de modo que agrada a Deus.
Jesus nos chamou para andarmos na luz, para andarmos em fé e não pelas coisas que vemos. Em João 12:25, Jesus fala que quem amar mais sua própria vida, irá perdê-la, mas quem abrir mão da sua vida por amor dEle, preserva-la-á para a eternidade. Em Mateus 6:31-32, Jesus garante que o Pai, conhece cada uma das necessidades que temos.

Será que temos crido nessa declaração verdadeira de Jesus? Conseguimos declarar Amém, diante das aflições e provações que passarmos nessa vida, com alegria de espírito, por sabermos que nEle, em Jesus Cristo, passaremos por todas as coisas pois Ele nos fortalece e Ele mesmo já é a nossa vitória? 

Carolina EmerickComment